Topo
pesquisar

Batalha de Okinawa

Século XX

PUBLICIDADE

Após o continente europeu ter sido dominado pelos aliados em 1944, e o centro das chamadas “Potências do Eixo” (Alemanha – Itália – Japão) ter sido derrotado com o desmantelamento da máquina de guerra alemã, a guerra prosseguia ainda nas ilhas japoneses do Oceano Pacífico, haja vista que o Império Japonês, comandado pelo imperador Hirohito, era partícipe das ideologias totalitárias e havia juntado forças com a Alemanha de Hitler e a Itália de Mussolini. Uma das batalhas de maior vulto que foram travadas nos domínios japoneses foi a Batalha de Okinawa.

O Japão passou a ter destaque na Segunda Guerra Mundial na ocasião em que os pilotos kamikazes (suicidas) atiraram seus aviões carregados de explosivos contra os navios de guerra americanos na base de Pearl Harbor, em dezembro de 1941. Esse ataque foi o estopim para a entrada definitiva dos Estados Unidos na guerra. Desde então, o expansionismo imperialista japonês na Ásia e nas regiões do Pacífico passou a ser um dos principais alvos das potências aliadas contra o “Eixo”.

No decorrer da guerra, o exército imperial japonês foi perdendo gradativamente sua capacidade de combate. De ofensivas, suas táticas passaram a ser eminentemente defensivas. Entre os pontos estratégicos da defesa japonesa, estavam as ilhas que se interpunham entre as quatro grandes ilhas principais que formam o Japão. Dessas ilhas estratégicas, duas destacavam-se: Iwo Jima e Okinawa. A Batalha de Okinawa, em especial, foi uma das mais sangrentas e demoradas da região do Pacífico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As operações em Okinawa começaram em abril de 1945. Os japoneses empregaram os seus melhores destacamentos nessa batalha, incluindo um enorme navio encouraçado intitulado Yamato. Os americanos, comandados pelo general Simon Buckner, somaram cerca de meio milhão de homens, sendo 180 mil só de infantaria. Enquanto os americanos tentavam tomar a ilha e destruir as trincheiras e os postos de resistência, o couraçado Yamato procurava resistir com a sua bateria antiaérea aos ataques dos bombardeiros americanos.

Ao todo, mais de 200.000 homens morreram na ilha, na batalha que durou quase três meses. Após passarem por Okinawa, os americanos conseguiram cobrir o espaço aéreo e marítimo japonês em praticamente toda a sua extensão. A capital Tóquio foi constantemente bombardeada com bombas incendiárias. O termo final da guerra veio com a explosão das duas bombas atômicas em agosto do mesmo ano.


Por Me. Cláudio Fernandes

Navios americanos desembarcando tropas nas praias de Okinawa
Navios americanos desembarcando tropas nas praias de Okinawa
SÉCULO XVI AO XIX
Guerra Mexicano-Americana

Guerra Mexicano-Americana

Conquista do Texas marca o conflito.
Ilustração da batalha de concon

Guerra Civil Chilena

Saiba como aconteceu!
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Guerras Brasil Escola