Topo
pesquisar

Inglaterra e França na Batalha de Trafalgar

Séculos XVI ao XIX

PUBLICIDADE

A Batalha de Trafalgar foi uma das maiores batalhas navais da história. Ocorrida em outubro de 1805, lutaram por lados opostos na batalha a esquadra inglesa, de um lado, e as esquadras francesa e espanhola, de outro. Essa batalha aconteceu no cabo de Trafalgar, litoral sul da Espanha, próximo ao estreito de Gibraltar.

A Batalha de Trafalgar inseriu-se nas guerras napoleônicas travadas entre França e Inglaterra. Nesse momento, a batalha colocava em questão a invasão das ilhas britânicas, uma pretensão de Napoleão Bonaparte em acabar com o poderio econômico e militar inglês. O objetivo de Napoleão era direcionar as esquadras que se encontravam no Mediterrâneo para o apoio de outras esquadras que estavam próximas ao Canal da Mancha.

Os navios franceses e espanhóis, em número de 33, posicionaram-se em linha, em uma estratégia comum de luta entre navios à vela na época, em razão de esse posicionamento possibilitar o ataque com os tanques, localizados nas laterais das embarcações. Em fila indiana e com os navios direcionados lateralmente ao inimigo, ampliava-se a área de ataque durante as batalhas.

Porém, para superar essa estratégia de batalha que se prolongava durante dias, sem que houvesse reais avanços nas disputas, o Almirante e Lorde inglês Horatio Nelson colocou em prática uma estratégia diferente. Com a formação de duas colunas de navios, Lorde Nelson pretendia superar as linhas de navios franco-espanhóis, causando grandes estragos com o uso de artilharia próximo aos navios. Após superar as linhas, os navios ingleses abrir-se-iam em leque, passando a atacar a retaguarda dos navios franco-espanhóis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Marinha britânica saiu vitoriosa da batalha, causando grandes danos às forças navais de Napoleão Bonaparte. Outra característica da batalha que garantiu a vitória aos ingleses foi a transmissão da estratégia aos demais comandantes, que tiveram autonomia para executar suas funções, não necessitando da voz de comando de Horatio Nelson.

Após essa derrota em Trafalgar, Bonaparte desistiu de tentar invadir a Inglaterra, adotando outra tática contra os ingleses, a do Bloqueio Continental.

Lorde Nelson tornou-se um herói militar inglês, pois, além dessa vitória em Trafalgar, já havia vencido as forças francesas em outra ocasião, logo após a Batalha das Pirâmides, em 1798. Entretanto, não pode gozar da glória alcançada em razão de um ferimento mortal causado por um mosquete durante a luta em Trafalgar. Lorde Nelson acabou falecendo durante a batalha.


Por Tales Pinto
Mestre em História

Friso de bronze representando a coluna de Lorde Nelson na Batalha de Trafalgar
Friso de bronze representando a coluna de Lorde Nelson na Batalha de Trafalgar
SÉCULO XVI AO XIX
Guerra Mexicano-Americana

Guerra Mexicano-Americana

Conquista do Texas marca o conflito.
Ilustração da batalha de concon

Guerra Civil Chilena

Saiba como aconteceu!
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Guerras Brasil Escola