Topo
pesquisar

Batalha de Gibraltar

Séculos XVI ao XIX

PUBLICIDADE

A chamada Batalha de Gibraltar ocorreu no dia 25 de abril de 1607, no Estreito de Gibraltar, localizado entre o Norte do Marrocos e o Sul da Espanha, isto é, na região de abertura do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico, na qual os continentes europeu e africano estão mais próximos. A batalha ocorreu entre as forças navais espanholas e neerlandesas (Holanda e Países Baixos) no contexto da Guerra dos 80 Anos (1568-1648).

Sabemos que, da segunda metade do século XVI (1550) à segunda metade só século XVII (1650), os Estados-Nação europeus envolveram-se nas chamadas guerras civis religiosas, motivadas, sobretudo, pelo movimento reformista, iniciado com Martinho Lutero em 1517. As guerras civis religiosas assumiram proporções muito amplas, chegando a afetar as colônias ultramarinas e o sistema mercantilista como um todo.

A Guerra dos 80 Anos teve como motivação inicial a aspiração das províncias holandesas em se libertarem do jugo da coroa espanhola, que tinha influência política sobre a região. Essa aspiração por liberdade irrompeu com a penetração das doutrinas calvinistas nos Países Baixos. Na década de 1560, algumas dessas províncias rebelaram-se contra os espanhóis, atacando os templos católicos da região. A reação do então rei Felipe II foi a de enviar para a Holanda o Duque de Alba, o que gerou mais consternação, em virtude da postura rígida do duque e da insatisfação de Guilherme I de Orange, governador das províncias neerlandesas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essas divergências acabaram desencadeando uma guerra com vários momentos de intensas batalhas e tréguas que culminaria na independência da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos no ano de 1581. Entretanto, a alcançada independência só agravou ainda mais a situação entre holandeses e espanhóis, sobretudo com o apoio da também protestante Inglaterra aos holandeses.

O fato é que, em meio às sucessivas batalhas que se seguiram, aquela travada no Estreito de Gibraltar foi uma das mais emblemáticas. Tendo sido liderada pelo almirante Jacob van Heemskerk, a armada holandesa surpreendeu os navios espanhóis na Baía de Gibraltar. Vinte e seis navios holandeses atacaram por mais de quatro horas uma frota de vinte e um navios espanhóis, que também contava com reforço português. Os espanhóis, liderados por Don Juan Alvarez de Avila, apesar da resistência ao ataque, acabaram sucumbindo à investida holandesa.

Um dado curioso dessa história é que o poeta português Luís Vaz de Camões participou dessa batalha, junto aos espanhóis, e foi nessa ocasião que perdeu seu olho direito.


Por Me. Cláudio Fernandes

Batalha de Gibraltar
Batalha de Gibraltar
SÉCULO XVI AO XIX
Guerra Mexicano-Americana

Guerra Mexicano-Americana

Conquista do Texas marca o conflito.
Ilustração da batalha de concon

Guerra Civil Chilena

Saiba como aconteceu!
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Guerras Brasil Escola