Topo
pesquisar

Cerco de Calais

Idade Média

PUBLICIDADE

A chamada Guerra dos Cem Anos (1337-1453) é uma das mais emblemáticas da história, sobretudo por envolver duas nações em processo de formação, na transição da Idade Média para a Idade Moderna: Inglaterra e França. Sabemos que esse longo conflito derivou de questões políticas advindas da morte de Carlos IV, rei da França, em 1328, o que implicou também a disputa por território, sobretudo a região de Flandres (Países Baixos), rica em produção de tecidos.

A primeira fase da Guerra dos Cem anos ocorreu de 1337 a 1348, quando foi interrompida pelos efeitos da Peste Negra. Nessa fase, o Cerco de Calais, associado à batalha de Crecy, foi a principal manobra militar da época.

Calais é uma cidade portuária situada no norte da França, no Estreito de Dover, no Canal da Mancha. É a cidade francesa mais próxima da Inglaterra. Desde a formação das duas nações, Calais sempre foi um ponto estratégico, tanto econômica quanto militarmente. Foi por esse motivo que ela foi o alvo da primeira grande manobra militar inglesa contra os franceses.

Em 20 de novembro de 1346, o rei da Inglaterra, Eduardo III, organizou uma invasão do território francês a partir do porto de Calais. A invasão das esquadras britânicas foi tão rápida e devastadora que os soldados franceses não conseguiram oferecer resistência. Calais foi dominada completamente em um único dia. O então rei da França, Felipe VI – que havia sucedido Carlos IV –, preparou uma retaliação contra o exército de Eduardo III. Esse último deixou um destacamento de suas tropas em Calais e partiu para a cidade de Crecy com o restante dos soldados, sobretudo com o seu poderoso grupo de arqueiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em Crecy, o exército francês foi massacrado pelas forças de Eduardo III. Felipe VI tentou, então, uma nova estratégia, deslocando outras tropas para Calais para retomar o domínio da cidade portuária. As batalhas pelo domínio da cidade seguiram pelo ano de 1347. A coroa francesa tentou de todas as formas retomar seu ponto estratégico, mas foi sucessivamente repelidas pelos ingleses, que conseguiram manter o cerco.

As derrotas francesas para a Inglaterra marcaram os primeiros anos da Guerra dos Cem Anos, que só teve freio em virtude da Peste Negra, fato que forçou uma pausa de oito anos (1348-1356) no conflito.


Por Me. Cláudio Fernandes

Cerco de Calais
Cerco de Calais
SÉCULO XVI AO XIX
Guerra Mexicano-Americana

Guerra Mexicano-Americana

Conquista do Texas marca o conflito.
Ilustração da batalha de concon

Guerra Civil Chilena

Saiba como aconteceu!
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Guerras Brasil Escola