Topo
pesquisar

Guerra do Afeganistão

Século XXI

PUBLICIDADE
Após o fim da Segunda Guerra Mundial as principais nações européias que eram potências mundiais na época ficaram destruídas, pois o conflito armado ocorreu na própria Europa, suas indústrias foram destruídas impedindo que essas abastecessem o mercado mundial.

Foi a partir desse fato que os Estados Unidos despontaram, ao abastecer o mercado mundial e financiar a reconstrução da Europa, isso provocou no país uma ascensão industrial e econômica, doravante os Estados Unidos se consolidou como a maior potência mundial, econômica e militar.

A condição de potência mundial norte-americana fez com que o país pensasse ser o “administrador” do mundo, e ao longo das décadas os americanos intervêm no mundo todo, com essa ideologia adquiriram muitos inimigos.

Em 2001, foi empossado como presidente dos EUA o republicano conservador George W. Bush, filho do ex-presidente George Bush, com uma mentalidade não muito diplomática e que coloca acima de tudo os interesses econômicos norte-americanos. Nesse mesmo ano iniciou a guerra do Afeganistão que foi iniciada por uma série de atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001, esse foi o estopim da guerra, pois atingiu profundamente os americanos.

Esse ato terrorista foi visto simultaneamente no mundo inteiro, que aconteceu quando dois aviões cheios de gasolina atingiram as torres gêmeas, World Trade Center, em Nova York (símbolo do poder econômico e do capitalismo), um avião foi lançado no Pentágono (órgão responsável pela defesa americana), nas torres morreram 3.000 pessoas, no Pentágono houve mais de 100 mortos e milhares de feridos, além de um terceiro avião que caiu no Estado da Virgínia, esse provavelmente a própria força aérea americana deve ter abatido, temendo que ele pudesse atingir uma região com um número alto de pessoas, além de causar prejuízos materiais.

Os atentados foram provocados pelo grupo terrorista Al-Qaed, financiado pelo bilionário Osama Bin Laden, um fundamentalista taliban.

Após os atentados, o presidente George Bush adotou medidas ofensivas ao terrorismo e o alvo central era o Afeganistão, os EUA contaram com a participação da Grã-Bretanha, de inimigos do passado como a Rússia e o Paquistão. Em outubro de 2001 os EUA e o Reino Unido lançaram várias bombas em cidades afegãs, o taliban foi derrotado ainda em 2001.

O governo americano colocou no poder um aliado com a incumbência de reconstruir a nação e instaurar a democracia, marcada pela rivalidade entre as diversidades étnicas e religiosas.

Em 2004, o Afeganistão ganhou uma constituição e foi realizada a primeira eleição, isso não impediu os conflitos, pois as ações são realizadas por grupos contrários ao governo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Roseliquinta-feira | 30/10/2008 15:21Hs
    Essa guerra faz parte de uma das profecias da Bíblia ..no livro de Daniel, os Estados Unidos é mencionado como sendo Rei do Sul..e q em breve será derrotado pelo Rei do Norte que atualmente está para surgir...ainda não sabemos quem representa..mas em breve saberemos..Quanto ao Rei do Sul não terá quem o ajude...pois será o fim das potências..p a felicidade daqueles que obedecem a Deus ,sobreviverão ao grande dia ...estou sem tempo, mas gosto muito de obter informações sobre acontecimentos mundiais ..obrigada pelas informações!!!!!!!!!!!!!!
  • uelitosegunda-feira | 13/10/2008 23:34Hs
    Ainda que as intenções americana sejam aquém do povo Afegão, foi uma passo muito grande para a recontrução daquele que um dia já foi um país com traços fortes de prograsso e liberdade suprimida não só pelo taliban, mas tbm, pela União Soviética que causou muitos estragos naquele paíse e no seu povo..
  • alexandre roberto squarta-feira | 24/09/2008 15:18Hs
    como a especie humana é estupida. temos que gastar com forças armadas, policia presidios
  • alexandre roberto squarta-feira | 24/09/2008 14:47Hs
    quase destruiram o mundo para melhora-lo na guerra fria mas não erradicam a miseria no mundo. por que não acabam com o trafico de drogas? por que não pegam o bin ladem mas conseguiram pegar o sadan hussem? suborno de autoridades americanas?
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Guerras Brasil Escola