Topo
pesquisar

China x EUA

Século XXI

PUBLICIDADE
No presente momento a maior potência mundial é os EUA, e a economia que mais desenvolve é a China, essas têm estabelecido uma relação harmoniosa, apesar de gerar certa desconfiança de um possível foco de tensão.

Essa harmonia reflete a forte dependência recíproca dos países, os Estados Unidos necessitam de mão-de-obra barata e outros atrativos oferecidos na China, por outro lado a economia chinesa depende dos investimentos norte-americanos que propicia o avanço econômico do país oriental, e também por causa das importações americanas que absorve grande quantidade de produtos chineses.

É exatamente neste contexto o início de uma possível divergência, pois essas transações comerciais têm ocasionado um superávit de aproximadamente 200 milhões de dólares, mas por outro lado a balança comercial norte-americana fica com um saldo negativo na balança comercial, agora resta saber até quando a economia suporta o déficit comercial.

Esses fatos afirmam que os interesses econômicos sempre colocam em foco a supremacia geopolítica mundial no quais os países adotam medidas protecionistas, temendo perder sua hegemonia.

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Guerras Brasil Escola