Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Batalha de Tora Bora

Bombardeiro americano nas montanhas de Tora Bora, Afeganistão, 2001
Bombardeiro americano nas montanhas de Tora Bora, Afeganistão, 2001
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Após os atentados de 11 de setembro de 2001 terem sido assumidos pela rede terrorista Al-Qaeda, à época comandada pelo saudita Osama Bin Laden, o governo estadunidense passou a empreender uma verdadeira caçada aos membros da rede e, principalmente, ao seu líder. As informações que o serviço de inteligência americano possuía sobre a Al-Qaeda garantiam que os membros da rede refugiavam-se, em 2001, nas montanhas da região de Tora Bora, no Afeganistão. O primeiro alvo, portanto, da retaliação americana aos atentados de 11 de setembro foi essa região. A Batalha de Tora Bora deu início à chamada Guerra do Afeganistão, que se estendeu pelo ano de 2002.

Os combates em Tora Bora duraram de 12 a 17 de dezembro de 2001. A suspeita de que Osama Bin Laden estava escondido em meio às cavernas das montanhas de Tora Bora veio por meio de interceptações de rádio transmissor, haja vista que o serviço de inteligência e o exército americano monitoravam os guerrilheiros do Talibã, que davam suporte à Al-Qaeda no Afeganistão. Além disso, informações posteriores indicavam que Bin Laden havia se instalado em Tora Bora desde, pelo menos, 1996.

A principal equipe designada para a batalha em Tora Bora recebeu o codinome de “Jawbreaker”, tendo se infiltrado inicialmente na região de Jalalabad, no Afeganistão, e de lá partido para o combate. A infantaria armada tinha a missão de vasculhar e render os guerrilheiros talibãs e os membros da Al-Qaeda. Para tanto, contavam também com apoio logístico aéreo, além de um contingente de soldados e milicianos afegãos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cadeia de montanhas de Tora Bora foi amplamente bombardeada com mísseis teleguiados. Muitos terroristas foram capturados, outros tantos morreram nos bombardeios. Bin Laden conseguiu fugir para o Paquistão, onde foi capturado e morto dez anos depois, em 2011. Até o dia 17 de dezembro toda a região das cavernas de Tora Bora havia sido conquistada. Muitos armamentos pesados, como mísseis Stinger, usados durante a Guerra Fria, foram encontrados.

Os terroristas capturados foram conduzidos para a prisão de Guantánamo, na América Central, mantida pelos Estados Unidos com regime de detenção secreto.


Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Batalha de Tora Bora"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/batalha-tora-bora.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante