Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Lawrence da Arábia na Primeira Guerra Mundial

T. E. Lawrence, o “Lawrence da Arábia”
T. E. Lawrence, o “Lawrence da Arábia”
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Thomas Edward Lawrence (1888-1935), mais conhecido como T. E. Lawrence, foi um militar britânico que se notabilizou por integrar-se às tribos árabes do Oriente Médio durante a Primeira Guerra Mundial, auxiliá-las em sua unificação e instigá-las na luta contra o Império Turco-Otomano, que na época controlava a região. A experiência de T. E. Lawrence com a cultura islâmica foi profunda e marcante, tendo resultado em obras como Revolta no Deserto e Os sete pilares da sabedoria, por isso, recebeu a alcunha de Lawrence da Arábia.

No período anterior à guerra, T. E. Lawrence dedicava-se ao estudo de língua, cartografia, fotografia e escavações arqueológicas, tendo desenvolvido um interesse amplo sobre regiões e culturas diferentes das que se formaram na Europa. Esses estudos foram absolutamente fundamentais durante a guerra, sobretudo para articular-se com árabes e traçar estratégias de combate contra o Império Turco-Otomano.

Lawrence alistou-se como voluntário no exército britânico e foi servir no Oriente Médio. Em Cairo, no Egito, passou a ter uma maior compreensão da “causa árabe” e dos problemas que circundavam as revoltas liderados por homens como o emir Faiçal e as tribos de beduínos do deserto. Lawrence foi encarregado, em 1916, de mediar a aliança entre Inglaterra e os árabes na guerra. Entre 1916 e 1918, Lawrence conseguiu enorme destaque, tornando-se não apenas um mediador burocrático, mas um legítimo líder militar entre os árabes, reconhecido como tal por estes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um dos maiores feitos de Lawrence como líder estrategista integrado aos árabes foi a organização de guerrilhas de bandoleiros nômades, que faziam ataques surpresas, ainda que com poucos recursos, neutralizando e estrangulando as movimentações dos exércitos rivais. As ações de T. E. Lawrence tornaram-se ainda mais célebres após serem retratadas no filme de David Lean, Lawrence da Arábia, lançado em 1962, com atuação de Peter O'Toole.

Nesse filme é possível ter uma dimensão da vida de T.E. Lawrence em todas as suas nuances, desde o inglês preocupado com mapas, história e cultura em geral, até o grande estrategista militar que conquistou o respeito de tribos de beduínos e de líderes árabes. É possível perceber também a atmosfera da Primeira Guerra Mundial fora do continente europeu. As batalhas desproporcionais entre tribos que se movimentavam a cavalo e lutavam com sabres e a máquina de guerra turca, com o uso de metralhadoras e aviões.

A vida de T. E. Lawrence constitui uma excelente fonte de documentos históricos sobre as peculiaridades da Primeira Guerra e dos diversos povos que nela se envolveram.

Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Lawrence da Arábia na Primeira Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/lawrence-arabia-na-primeira-guerra-mundial.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante