Topo
pesquisar

Medos X Persas

Idade Antiga

PUBLICIDADE

A Pérsia se encontrava na região a leste da Mesopotâmia (atual Iraque), no longo planalto do Irã. A maioria dos territórios ocupados pelos persas era improdutível, ou seja, pouco fértil. No ano 2000 a. C., os medos e os persas originários dos territórios da atual Rússia foram ocupando a região do planalto iraniano. Os medos se estabeleceram ao norte; e os persas, ao sul do território.

A partir do século VIII a. C., os medos dominaram a região do planalto iraniano e, com um hábil e organizado exército, submeteram vários povos que viviam na região – os persas foram um desses povos conquistados pelos medos. Após o domínio, os persas passaram a pagar altos tributos para os conquistadores.

No ano de 550 a. C., o príncipe persa, Ciro, chamado de o Grande (559-529 a.C.), liderou e executou uma ação militar contra os medos. Após a vitória persa sobre os medos, Ciro foi declarado o único imperador dos povos que habitavam o planalto iraniano.

A fim de obter riquezas para resolver problemas ocasionados pela baixa produção agrícola em razão da infertilidade da terra, Ciro iniciou o processo de expansão territorial, começando naquele período a história do Império Persa.

Após um pequeno intervalo de tempo, o Imperador Ciro, o Grande, conquistou juntamente com o exército persa uma enorme extensão territorial. Dessa maneira, Ciro se tornou o maior imperador do Oriente Médio antigo. A hegemonia de Ciro ficou conhecida através de uma política de respeito às diferenças culturais e religiosas dos povos conquistados, mas que não os isentava de pesados tributos.

Com a morte do grande imperador, no ano de 529 a. C., os sucessores de Ciro, como Cambises e Dario I, continuaram a política expansionista, o que ampliou a fronteira do Império Persa, que passou a incorporar a região do Egito antigo e o norte da Grécia até o vale do rio Indo (situado no atual Paquistão, país ao sul da Ásia).

Leandro Carvalho
Mestre em História

Alexandre, o Grande, foi um dos maiores conquistadores da Antiguidade
Idade Antiga Batalha de Hidaspes
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Guerras Brasil Escola